Instalação composta de tecidos, estruturada especialmente para o espaço, que leva em conta a proposta do grupo e a configuração da sala, incidência de luz da rua e o fluxo de pessoas. Um espaço reservado e intimista será formado, acolhendo em nichos os demais trabalhos da exposição, permitindo que o espectador, ao penetrar a estrutura se depare aos poucos com os trabalhos. Composta por diversas camadas que, transparentes, permitem a vista para o interior e entorno com nitidez variável conforme o ângulo, configurando-se como um elemento de revelação e ocultação ao mesmo tempo.
Janaína trabalha com diversas linguagens, usando como ferramentas principalmente a pintura, a fotografia e especialmente a costura, produzindo composições e instalações com foco para as coisas do cotidiano, os matérias disponíveis em casa, os objetos de consumo e os papéis sociais, especialmente relacionados ao universo feminino.
Em 2010, foi selecionada em duas categorias para o 19º Salão da Câmara de Vereadores de POA, recebendo um dos 5 prêmios de Incentivo à Criatividade, participou da coletiva “ARTE+ARTE – Ensaios Contemporâneos” na CCMQ, organizada pela Associação Chico Lisboa e da “Arte Contemporânea no IA – Nova Geração”, com parte de seus trabalhos desenvolvidos no Projeto de Conclusão de Curso de Graduação em Artes Visuais na UFRGS, em agosto de 2010. Participou de algumas exposições coletivas com o Bando de Barro no Studio Clio, Fundação Ecarta e Galeria de Marte ao longo dos anos de graduação.
Maquete da obra Reclusão de Janaína Castoldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário